O Pilates tem muito a contribuir para deficientes físicos; Veja como você pode adaptar o seu estúdio para receber esses alunos!

O Pilates é um excelente exercício para deficientes físicos, uma vez que permite aumentar a consciência corporal, alongar e fortalecer músculos e desenvolver capacidades motoras.

A metodologia ainda ajuda a melhorar as funções dos aparelhos circulatório, respiratório, digestivo, motor, entre outros, se tornando uma ótima forma de reabilitação e, claro, de prazer para pessoas que possuem algum tipo de limitação.

Para o seu estúdio receber alunos com deficiência física, no entanto, é preciso realizar algumas adaptações físicas e em relação aos instrutores. Dessa forma, as aulas serão mais direcionadas e os alunos com deficiência poderão aproveitar melhor os benefícios do Pilates.

Antes de qualquer coisa, é importante que haja um profissional especializado para acompanhar os alunos e definir o programa das aulas. As limitações físicas influenciam diretamente nos tipos de exercícios que podem ser realizados. Por isso, há a necessidade de um instrutor capacitado e de um horário dedicado apenas a esses alunos.

Outro ponto fundamental é que o acesso e a circulação do seu estúdio estejam adaptados para receber pessoas com deficiência. Isso significa portas mais largas, banheiros especiais e nada de escadas.

Você também pode aproveitar os próprios acessórios dos alunos, como a cadeira de rodas, para dar os exercícios e fazer com que o aluno se sinta mais à vontade e confiante!

O mais importante, no entanto, é tratar e acolher os alunos deficientes físicos como todos os outros e oferecer aulas que respeitem as suas limitações e atendam aos seus objetivos.

Compartilhar: