Já ouviu falar em análise SWOT? Essa é uma poderosa ferramenta de marketing que ajuda empresas dos mais diversos portes e segmentos a se tornarem mais competitivas e aproveitar oportunidades.

Se você está pensando que isso não tem nenhuma relação com o seu estúdio de Pilates, é melhor começar a rever os conceitos! Como qualquer outro negócio, você precisa se manter atento e descobrir formas de agregar valor para atrair e fidelizar alunos.

Conheça a análise SWOT

A análise SWOT consiste em levantar e analisar os pontos de impactos internos e externos de uma empresa, sendo eles: forças e fraquezas do seu estúdio e ameaças e oportunidades do mercado.

Para chegar a essa conclusão, é preciso fazer um estudo do mercado e dos concorrentes, bem como olhar para o seu estúdio e levantar o que você tem de bom e o que precisa ser melhorado.

Análise do mercado

A análise do mercado consiste em estudar os fatores legais de um estúdio de Pilates, a sazonalidade na procura por aulas do tipo, a maneira como a sociedade está encarando a metodologia e as atividades físicas em geral e a economia do país.

Ao conhecer melhor esses pontos, você conseguirá fazer uma lista do que pode representar uma oportunidade ou uma ameaça ao seu estúdio.

Colocando em um exemplo prático, poderíamos ter as seguintes situações:

Oportunidade – maior preocupação com o corpo, saúde e qualidade de vida da população brasileira.

Ameaça – crise econômica, que leva a corte de gastos para priorizar as despesas essenciais.

Análise do estúdio

Feita a análise do mercado, chegou o momento de olhar para dentro do seu estúdio e identificar os pontos fortes e fracos. Para isso, você deverá estudar também a concorrência e entender o que eles oferecem ou deixam de oferecer e que poderia afetar os seus negócios.

Vamos aos exemplos práticos para que você possa visualizar melhor:

Pontos fortes – atendimento de qualidade, ficha de acompanhamento dos alunos, espaço kids.

Pontos fracos – poucas opções de horários e localização pouco acessível.

Não deixe de fazer a análise SWOT do seu estúdio para conhecer melhor o mercado de Pilates e sair na frente da concorrência!

Compartilhar: