Todos os aparelhos de Pilates têm em sua composição estrutural diferentes materiais e necessidades de manutenção específicas, sendo que maioria é composta por madeira, aço inoxidável, ferro polido ou cromado em suas partes metálicas.

A manutenção e cuidados esporádicos e preventivos contribuem para a preservação dos aparelhos e equipamentos, observando o desgaste natural e substituindo peças desgastadas e defeituosas, prevenindo quebras e possíveis acidentes no seu estúdio.

Alguns cuidados podem ser tomados preventivamente:

– Leia atentamente os manuais dos aparelhos e observe todas as formas de conservação, limpeza, manutenção e revisões periódicas;

– Verifique se todos os parafusos, porcas, dobradiças, molas, cordas e encaixes estão devidamente ajustados e em pleno funcionamento;

– Conforme orientação do fornecedor (manual de instruções) realize as lubrificações, se necessárias, para cada tipo de aparelho.

Sempre fique atento a qualquer barulho, dificuldade de movimentação ou diferença que sinta no seu aparelho. Se necessário entre em contato com o fornecedor e tire suas dúvidas.

Sobre a limpeza

Os aparelhos de Pilates precisam ser sempre higienizados, para garantir que eles estejam livres de micro-organismos que podem causar odor e até mesmo infecções.

Boas práticas de higiene e técnicas corretas de limpeza fazem parte dos princípios de qualquer espaço de saúde, pois evitam contaminações e a disseminação de infecções, já que uma clínica pode concentrar micro-organismos, bactérias e vírus nocivos à saúde dos pacientes e também dos profissionais que atuam no local.

Veja e siga algumas dicas e cuidados com os equipamentos do seu estúdio:

– Colchonetes, estofados e estrutura metálica: limpe com um pano umedecido em água e sabão neutro – em barra ou líquido de glicerina, sem adstringentes químicos. Dilua o sabão em água e misture bem. Esta mistura deve ser usada para umedecer o pano. Depois disso, seque com um pano macio, limpo e seco.
– Madeira: a mesma mistura de água e sabão pode ser usada em um pano limpo e umedecido.

Compartilhar: