Concentração, bem-estar e uma vida mais leve e menos estressante. Entenda como o Pilates pode ser de grande aprendizado para a nossa vida pessoal!

O Pilates não é apenas um exercício físico e que tem benefícios exclusivamente para o nosso corpo. Seus princípios podem trazer aprendizados valiosos que podemos levar para a vida e aplicar em diferentes esferas, como a profissional e a pessoal.

Foco e concentração

Antes de qualquer coisa é importante relembrar que, para o método do Pilates, o homem é visto como uma unidade composta pelo físico e por seus sentimentos.

E é justamente por isso que a precisão na execução dos exercícios é tão importante, uma vez que permite com que a sua concentração e pensamentos também estejam direcionados para o que está acontecendo.

Esse é o primeiro grande aprendizado que você pode ajudar os seus alunos a levarem para além das paredes do estúdio. Em uma vida cada vez mais estressante e corrida, é importante que consigamos viver o momento e focar no que está acontecendo no agora ao invés de ficarmos constantemente ansiosos com o futuro.

Fluidez

Outro pilar importante do Pilates é a fluidez nos movimentos. Novamente, isso significa consciência corporal e foco no que está sendo realizado para que cada exercício seja preciso e proporcione as sensações adequadas.

Esse também é um aprendizado importante que podemos levar para a nossa vida. Estar em movimento constante não significa termos que fazer tudo correndo e de maneira descoordenada. Mas sim traçarmos objetivos e darmos um passo de cada vez em direção ao que desejamos conquistar.

Respiração

Trabalhar a respiração certa é fundamental para que os exercícios do Pilates sejam executados e tenham bom resultado.

Esse pode parecer um detalhe simples, no entanto, a grande maioria das pessoas desaprendeu a respirar há muito tempo, o que prejudica a concentração e aumenta os níveis de ansiedade.

Aprender a respirar corretamente é uma das grandes contribuições que você pode dar para a vida dos seus alunos. Por isso, vale a pena enfatizar durante as aulas que o que vocês fazem durante os exercícios não serve apenas para o Pilates, e sim, para levar uma vida mais saudável e repleta de bem-estar!

Compartilhar: