Entenda por que o alinhamento axial é tão importante para praticar o Pilates e obter melhores resultados

O esqueleto axial compreende os 80 ossos que compõem a cabeça e o tronco do corpo humano, ou seja, o nosso eixo. O alinhamento axial, então, nada mais é do que alongar e alinhar a coluna, aumentando o espaço entre os discos vertebrais e aliviando a pressão da coluna.

Para os alunos, esse costuma ser um conceito bastante difícil de compreender, por isso é muito comum que os instrutores utilizem analogias como “cresça o corpo” ou “imagine que uma corda está no topo da sua cabeça te puxando em direção ao teto”.

Quando trabalhamos o alinhamento axial durante os exercícios de Pilates, o movimento se torna mais amplo e seguro, evitando lesões e contribuindo para melhores resultados.

Lembrar e ensinar os alunos a manter a postura é fundamental para que a metodologia seja praticada da maneira correta e, inclusive, as patologias da coluna sejam tratadas e as dores aliviadas.

Lembre-se de que o Pilates tem em sua base o equilíbrio e a consciência corporal, por isso os alunos jamais devem realizar os exercícios tensos ou com má postura!

Compartilhar: