Para montar seu estúdio de Pilates deve-se levar em conta a localização e também determinar as características que o distinguirá dos demais concorrentes.

E preciso definir, ainda, os objetivos e a qualificação que melhor se enquadra com o seu estúdio, já que existem vantagens e desvantagens que determinarão como proceder com os clientes:

  • Estúdios dentro de clínicas – a maior vantagem está na clientela que já é da clínica. No entanto, o ambiente médico pode intimidar e os clientes podem assimilar o Pilates a uma técnica exclusivamente de reabilitação. Separar um ambiente do outro, com entradas independentes, pode ser uma boa solução.
  • Estúdio dentro de academias – é um ambiente que já conta com uma boa estrutura e remete à qualidade de vida e bem-estar. Além disso, é mais fácil apresentar o método Pilates aos clientes. A desvantagem está no excesso de barulho e na taxa de retenção oscilante – fazer planos trimestrais e semestrais para amenizar esta oscilação pode ajudar a manter os alunos fiéis à prática de Pilates.
  • Estúdio dentro de hotéis/condomínios – o espaço é planejado e seu público tem alto poder aquisitivo. Contudo, a movimentação deste tipo de estúdio de Pilates poderá não ser constante. Por isso, se você pretende abrir um estúdio de Pilates dentro de um hotel, precisa conhecer o fluxo de hóspedes e o tempo de estadia de cada um. Dentro dos condomínios é preciso saber quantos moradores estariam interessados em aderir às aulas de Pilates e fazer uma estimativa dos horários mais procurados.
  • Rua – quando se abre o próprio estúdio, sem o apoio de uma clínica ou academia, a divulgação ocorre de maneira mais fácil. É possível promover o estúdio como um estabelecimento que trabalha exclusivamente com o método Pilates, dando mais visibilidade à marca. Porém, abrir um estúdio deste tipo requer um investimento maior. É necessário planejar todas as despesas iniciais e fixas, definindo então o valor cobrado pelas aulas de Pilates. Outro problema que pode ocorrer é a ausência de estacionamento, que tem uma boa influência na escolha do cliente pelo seu estúdio.
Compartilhar: