Os programas de reabilitação posturais ajudam a aliviar a dor de pacientes e alunos com problemas na coluna e permitem que eles compreendam melhor a sua condição e limitações para que possam ter mais qualidade de vida.

O programa de reabilitação de patologias da coluna no Pilates pode ser dividido em 3 estágios, que explicaremos a seguir:

Estágio 1: cognitivo

No primeiro estágio o aluno é educado sobre a anatomia, função e importância da contração dos músculos. Para isso, recomenda-se a aplicação de exercícios deitados e com repetições em ritmo lento para que o aluno ganhe consciência corporal e, depois, passe para as demais posturas.

Estágio 2: associativo

Nesse momento, será iniciada a educação para as movimentações relacionadas às atividades rotineiras do aluno. Ele é instruído a realizar movimentos dos membros com o tronco apoiado enquanto mantém a contração desses músculos.

Estágio 3: automático

Quando chega nesse estágio, o aluno está apto a realizar exercícios com desafios e ganhos esportivos. Aqui, também deve ser realizado um trabalho de fortalecimento dos glúteos para proporcionar maior estabilidade e alinhamento da região lombar.

Compartilhar: