A escoliose é uma das patologias da coluna mais comuns. Entenda como o Pilates pode trazer enormes benefícios para quem sofre com essa doença.

A escoliose é uma das patologias da coluna mais comum. Quando ela ocorre, há um desvio da coluna vertebral que pode ser em menor ou maior porte. Além disso, a escoliose costuma ocorrer em grande escala durante o crescimento, principalmente se não houver fortalecimento da região.

Relacionado: Conheça outras patologias da coluna que podem ser tratadas com o Pilates

Como o Pilates atua no controle, consciência e correção da postura, ele é um excelente tratamento para reabilitação de pacientes que sofrem com a doença. As posturas e exercícios da metodologia permitem que os alunos mantenham uma postura neutra da coluna vertebral, minimizando movimentos musculares desnecessários e, assim, melhorando a estabilidade do corpo e prevenindo a fadiga.

Benefícios do Pilates para quem sofre com escoliose

Quem pratica Pilates e sofre com escoliose é beneficiado de diversas maneiras. A flexibilidade da coluna aumenta e a musculatura é fortalecida, protegendo ainda mais a região. Além disso, a metodologia contribuiu para o alinhamento e para a postura, provendo maior consciência corporal.

Para alunos que sofrem com essa patologia, é fundamental lembrar da ativação da Power House durante toda a aula, uma vez que essa será a base para alinhar e fortalecer a região. A respiração também vai desempenhar um papel muito importante nas aulas, tanto para ajudar na ativação da Power House, quanto para permitir maior concentração e consciência durante as posturas.

Não esqueça, claro, de respeitar os limites de cada aluno e sempre perguntar se eles estão sentindo alguma dor ou desconforto. Você verá como o Pilates terá o poder de ajudar pessoas que sofrem com a escoliose a amenizar dores e melhorarem sua qualidade de vida!

Compartilhar: