O conceito da caixa (Box) foi usado pelo Pilates para ajudar no alinhamento do corpo, um dos princípios que orientam o método e que o tornam tão completo e benéfico para o corpo.

Quer entender melhor sobre esse conceito tão importante? Então, não deixe de ler o nosso post!

O que é o conceito da caixa:

O conceito da caixa consiste em quatro linhas imaginárias, e tem como objetivo manter o aluno alinhado durante a execução dos exercícios.

Essas linhas são horizontais e verticais, sendo as primeiras de ombro a ombro e quadril a quadril e as segundas responsáveis por fazer a ligação entre cada ombro com o quadril. Ou seja, a caixa nada mais é do que um retângulo imaginário formado no corpo do aluno durante a prática do Pilates.

Por que ele é tão importante?

Ao começar a visualizar o desenho da caixa no corpo do aluno já é possível ter uma noção do motivo pelo qual esse conceito é tão importante. A caixa nada mais é do que um guia para que o professor de Pilates veja se o aluno está alinhado e executando os exercícios corretamente.

Dessa forma, se o aluno estiver fazendo a posição com um ombro mais alto, por exemplo, fica mais fácil de notar o desalinhamento e corrigi-lo, evitando lesões e dores.

É tarefa do professor posicionar o aluno da forma correta, utilizando o conceito da caixa no início de cada exercício e acompanhar a execução do mesmo para verificar se o corpo continua alinhado.

Corrigir as posturas também é uma maneira de aumentar a consciência corporal e tornar os exercícios mais efetivos, afinal, o Pilates está diretamente relacionado à correta execução de cada postura.

Compartilhar: