Está pensando em montar seu estúdio de Pilates? Já sabe os requisitos para ministrar as aulas e contratar os profissionais?

O Pilates possui uma metodologia própria que exige aparelhos específicos para a realização das aulas, além de profissionais qualificados e com experiência em estúdios de prática de Pilates.

Esses profissionais devem ter formação completa em Educação Física, Fisioterapia ou Terapia Ocupacional e ainda ter certificação em Pilates, o que gera uma carga horária de 600 horas/aulas. Além disso, são recomendados cursos de aperfeiçoamento e reciclagem constantes.

Antes da prática do Pilates, é importante que o aluno passe por uma avaliação médica e tenha atestado para a prática do esporte.

As aulas devem ser ministradas com atenção individual para cada praticante, então o ideal é que se trabalhe em turmas pequenas, de 3 a 5 alunos, o que demandará do estúdio vários horários de aulas para que se tenha a frequência de vários alunos.

Os profissionais que ministram as aulas de Pilates devem ser remunerados de acordo com o volume de trabalho, por sistema de horas, já que a prática exige vários turnos e horários para as academias.

Qualidade faz toda a diferença

Um fator importante para quem deseja montar seu estúdio de Pilates são os equipamentos, que devem ser de qualidade, possuir molas com resistência, carrinhos que deslizam com facilidade e silenciosos, com durabilidade. Para tanto, a atenção deve ser redobrada na hora da escolha dos aparelhos, melhorando ainda mais o desempenho dos seus alunos e reduzindo o tempo de troca dos equipamentos.

São vários equipamentos e mais acessórios como espumas, colchonetes, bolas e artigos para alongamento.

“O interessado em montar um estúdio de Pilates pode investir aos poucos e ir comprando os aparelhos e acessórios conforme sua necessidade for sendo ampliada e de acordo com o aumento de clientes. A demanda por estúdios de Pilates cresce a cada dia e o ideal é que seja realizada uma análise do mercado, planejamento e pesquisa para compra de equipamentos e acessórios, para tudo isso, conte com o apoio da nossa equipe”, comenta Daniel Silva, diretor da Meta Pilates.

Compartilhar: